II Seminário Internacional A Dimensão Social da Formação Profissional e I Fórum Integrado da Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra da Cantareira

_-_b0bf19_87b079e6a9304848b4554c2ccd0c28fb_mv2_d_1698_2012_s_2.1O II Seminário Internacional “A DIMENSÃO SOCIAL DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL e o I Fórum Integrado da Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra da Cantareira, têm como objetivo proporcionar o intercâmbio de experiências da relação entre formação e prática profissional em diversos países, com ênfase na relação ensino -sociedade o que inclui, entre outras, práticas extensionistas.

Considerou se apropriado somar forças na organização deste II Seminário Internacional, contando, alem da participação do Programa de Pós-Graduação em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano e o Curso de Arquitetura e Urbanismo , ambos do FIAM-FAAM –  Centro Universitário, o Sindicato de Arquitetos de São Paulo, SASP, com o Coletivo Quinta Ambiental.

Neste momento atual é oportuno refletirmos sobre as práticas de ensino e o perfil dos profissionais que estamos formando e preparando para atuar na sociedade e, também, para os desafios contemporâneos.

Entre outros problemas, as cidades se expandem, aprofundando as desigualdades sociais e avançando sobre as áreas de proteção ambiental. O que repercute também na qualidade de vida da população e demanda sua participação em torno de formulações de políticas públicas que respeitam e preservam o meio ambiente.

Propõe-se continuar o caminho empreendido nos 1° e 2º encontros internacionais “LA FORMACIÓN UNIVERSITARIA Y LA DIMENSIÓN SOCIAL DEL PROFESIONAL” / 2015 e 2016,e no “I Seminário Internacional A Dimensão Social da Formação Profissional” avançando na reflexão, no debate e na recuperação da memória do “Taller Total”, experiência que se desenvolveu na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nacional de Córdoba (FAU-UNC), entre os anos 1970 e 1975.

Considerando que os postulados desenvolvidos compreendem toda a Universidade, abrimos este chamado para todas as áreas do conhecimento, enriquecendo, assim, o debate, Esperamos avançar na discussão acerca do papel social do profissional universitário e suas capacidades para construir conhecimento de forma integral, aportando na solução dos problemas sociais locais e regionais que a presente realidade demanda.

Convocamos a apresentar trabalhos que aprofundem a análise dos eixos abordados e estimulamos novas idéias acerca do devir atual das questões trabalhadas. Apostamos em novas reuniões e em somar, compartilhar produções e enriquecer a discussão e o intercâmbio, abrindo novas e fecundas linhas de ação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s